Resultado do Enem 2019 — Consultar, Notas, Quando Sai, Senha

O Resultado do Enem 2019 é um dos momentos mais esperados entre os estudantes, pois ele pode definir o futuro acadêmico de muitas pessoas que desejam ingressar na faculdade.

A nota do Enem pode ser usada para várias finalidades como programas do governo federal e até mesmo para processo seletivo em universidades públicas e privadas.

Por isso, saber qual foi a nota obtida é um fator decisivo para muitos alunos que precisam do Enem para conseguir ingressar em uma faculdade. Quer saber mais sobre esse processo? Então confira a seguir.

Resultado do Enem 2019

O Enem resultado pode ser utilizado para vários programas e processos seletivos. Um dele é o Sisu, onde você poderá se inscrever para a instituição pública que é feita através desse processo.

Muitas instituições estão deixando seu vestibular de lado e usando o Resultado Enem como classificação dos candidatos, seja para o processo completo ou apenas para a primeira fase.

Resultado do Enem 2019

Você terá opção de escolher duas instituições, uma como primeira opção e a outra como segunda. Ao longo dos dias da inscrição Enem 2019 você poderá alternar as universidades e consultar sua posição de classificação. A sua posição vai depender da nota tirada, uma vez que a classificação é feita da maior para a menor nota.

Outro exemplo de uso é o Prouni, um programa que bolsa estudantil que concede a gratuidade em total ou parte da mensalidade. Sua classificação do programa dependerá de nota e você também deverá atender os requisitos para conseguir. Ele é utilizado em universidades privadas.

O Fies também utiliza o resultado do Enem. Nesse caso, o programa funciona como um financiamento estudantil, onde você irá financiar as mensalidades da faculdade privada para quitar apenas após a conclusão do curso.

Esses são os principais programas que utilizam a nota do Enem, mas ela também pode ser utilizada para outras finalidades. Por isso, o Enem resultado é muito aguardado por todos os estudantes e é de fundamental importância na vida de muitos.

Quando sai o resultado do Enem

Como de costume, o resultado do Enem sempre sai no mês de janeiro do ano subsequente. Ou seja, o resultado do Enem 2019 irá sair em janeiro de 2020.

O dia exato ainda não foi divulgado e provavelmente só será dito no mês de dezembro. Isso porque o lançamento da nota vai depender da quantidade de alunos que participaram do exame. É importante ficar atento às datas quando elas estiveram mais próximas para não correr o risco de perder os prazos de inscrição com o Resultado Enem.

Enem Resultado 2019 Consulta

O resultado do Enem será muito útil para sua classificação no processo que você escolher. Seja pelo Sisu, Prouni, Fies ou até mesmo o processo seletivo da universidade privada. É a partir dele que será feita a classificação da maior para a menor nota nos programas que você participar.

Se você se inscreveu no Enem como treineiro, a prova será realizada no mesmo dia e a consulta do Resultado Enem é feito da mesma forma. Porém, o resultado sai depois dos não-treineiros. Isso porque o Mec dá prioridade para os alunos que precisam das notas para ingressar na faculdade.

O resultado Enem 2019 irá estar disponível em Janeiro, mas se você já quer ficar por dentro sobre como consultar o resultado, nós vamos te mostrar como funciona. Veja abaixo:

Resultado do Enem 2019


Passo 1: O local de consulta do resultado é o mesmo de onde fazemos as inscrições. Você deverá entrar no portal do INEP Enem www.enem.inep.gov.br e clicar na opção “acesse a página do participante”.


Passo 2: Você será redirecionado para outra página onde colocará o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Ali você conseguirá ver a sua nota em cada uma das áreas de conhecimento e da redação.


Notas do Enem 2019

Para que você fique ciente de como deverá sair na prova, veja a seguir qual é a nota mínima e máxima para todas as matérias:


Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

  • Mínima: 299,6
  • Máxima: 788,8

Ciências Humanas e suas Tecnologias:

  • Mínima: 307,7
  • Máxima: 868,3

Matemática e suas Tecnologias:

  • Mínima: 310,4
  • Máxima: 993,9

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

  • Mínima: 298,0
  • Máxima: 885,6

Redação:

  • Mínima: Zero
  • Máxima: Mil

Redação do Enem 2019

O medo de muito, a redação do Enem é cobrada no formato de uma dissertação-argumentativa, no qual será escolhida uma tese para ser defendida pelo estudante, sendo que o mesmo irá apresentar soluções contendo argumentos e contra-argumentos relacionados ao tema proposto na prova para o texto.

Como muitos estudantes possuem uma grande dificuldade nesse tipo de avaliação, existem diversos cursinhos e vídeo-aulas exclusivos onde preparam os candidatos a criarem uma redação perfeita e conseguirem uma ótima posição entre os classificados.

Geralmente os temas da redação do Enem são de ordem social, científica, política ou cultura, no intuito de buscar sempre um tema pertinente e de grande relevância, além de que precisa ser – ou que já esteja sendo – debatido pela sociedade ou pela opinião pública (seja pelas redes sociais ou pelos veículos de comunicação, como a imprensa).

Outra excelente forma de se aperfeiçoar para a redação do Enem 2019, é treinar e praticar, isso vai melhorar a sua escrita e se te ajudar a desenvolver cada vez mais. A dica é fazer várias vezes com os possíveis temas redação Enem 2019, pedir ajuda para que um professor especifico em correção de redação avalie onde você precisa melhorar e o que precisa ser mudado.

Para conseguir tirar uma boa nota da redação do Enem 2019, basta seguir todas as dicas das competências que foram citadas acima, exercitar bastante a escrita ao longo de seu período de estudos, bem como ler muito e pesquisar os principais temas e assuntos que estão rolando na atualidade do país – a leitura é essencial para uma boa escrita.

Utilizar dicas de redações dos anos anteriores das provas de redações do Enem é uma excelente maneira de conseguir elaborar uma redação que possa se destacar entre os seus concorrentes na hora da correção da sua prova.

Recuperar Senha do Enem 2019

Se você esqueceu sua senha, fique tranquilo, é possível recupera-la, quando você entrar na página do participante você terá como realizar a recuperação da sua senha de acesso em poucos instantes. Confira:

Resultado do Enem 2019


01. Acesse a página do participante através do site: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial.


02. Quando a página carregar, clique em “Página do Participante”.


03. Em seguida, localize a opção “Esqueci minha senha” e clique nela.


04. Na próxima página, o participante deverá informar o seu CPF e o e-mail utilizado para realizar o seu cadastro no portal. Depois de preencher esses campos, clique na figura de segurança e clique em “Enviar nova senha por e-mail”.


04. Agora você terá que acessar o seu e-mail para ter acesso à nova senha. Volte para a página do participante, insira o seu CPF e a nova senha e clique em entrar.


05. Pronto! Sua nova senha foi criada e você já poderá acessar a área do participante e consulta o Resultado Enem e todas as outras informações que você desejar.


O resultado do Enem 2019 é importante para você concorrer a uma vaga nos programas, por isso é muito importante treinar e ler bastante, para que possa conseguir uma boa nota se destacar na lista de aprovados.

Se restou alguma dúvida, não hesite em deixa-lá nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Resultado do Enem 2019 — Consultar, Notas, Quando Sai, Senha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *