Redação do Enem 2019 — Dicas, Correção, Possíveis Temas

A maioria dos estudantes pode considerar a redação do Enem 2019 um tanto quanto assustadora, com temas atuais e que muitos tem dificuldades de elaborar quando não estão preparados – por isso, esse artigo irá te ajudar.

É preciso primeiramente que você conheça os critérios que são utilizados pela equipe que irá corrigir as provas, pois é preciso se atentar a cada um deles se você quiser que a sua nota seja eficiente e boa para mover-se adiante em sua vida acadêmica.

Confira, nesse artigo, algumas dicas essenciais e alguns métodos e ferramentas que podem ser utilizados para fazer com que a sua redação Enem seja ainda melhor do que você esperava!

Redação do Enem 2019

A redação do Enem é cobrada no formato de uma dissertação-argumentativa, onde será escolhida uma tese para ser defendida e apresentar soluções contendo argumentos e contra-argumentos relacionados ao tema proposto para o texto.

Redação do Enem 2019

Como muita gente possui uma grande dificuldade nesse tipo de avaliação, existem cursinhos e vídeo-aulas exclusivas onde preparam os participantes a criarem uma redação perfeita.

Geralmente os temas são de ordem social, científica, política ou cultura, sempre trazendo um tema pertinente e que precisa ser – ou que já esteja sendo – debatido pela sociedade (seja pelas redes sociais ou pelos veículos de comunicação).

Treinar e praticar é a melhor forma de melhorar a sua escrita e se aperfeiçoar cada vez mais. A dica é fazer várias com os possíveis temas redação Enem 2019 pedir para que um professor especifico em correção de redação pontue onde deverá ser mudado.

Como tirar uma nota alta na redação

Basta seguir todas as dicas das competências que foram dadas acima, escrever bastante ao longo de seu período de estudos, bem como ler muito – a leitura é essencial para uma boa escrita.

Utilizar dicas de redações dos anos anteriores das redações do Enem 2019 também pode ser uma ótima maneira de conseguir elaborar uma redação que possa se destacar na hora da correção da sua prova.

Apresentar citações e ideias que são elaboradas por pensadores e teóricos também é uma dica boa para conseguir se destacar na hora de estruturar o conteúdo que for ser apresentado em sua redação do Enem.

Possíveis temas Redação do ENEM 2019

Como a redação do Enem busca por temas de atualidade, é preciso se atentar aos fatores que sejam passíveis de discussão em sua sociedade atual.

Redação Enem 2019

Alguns dos possíveis temas da redação do Enem 2019 podem incluir:


01. A memória e o patrimônio público, refletindo sobre as consequências de diversos tipos de influências do patrimônio na vida dos membros da sociedade.


02. O que é a cultura – o que desenvolve o conceito, quais são definições de cultura e como ela é discutida em nossa sociedade.


03. A urbanização e os meios de transporte.


04. O fato de as guerras gerarem muitos refugiados na sociedade atual.


Correção Redação do Enem 2019

Redação do Enem 2019Os critérios, chamados pela equipe avaliadora da redação do Enem de competências, são estabelecidos em cinco categorias, e você irá conhecer cada um deles agora para que possa se sair muito bem na hora de escrever!

Conheça as competências necessárias para que você possa tirar uma boa nota na redação do Enem e consiga desenvolver sua redação com facilidade baseando-se nos critérios escolhidos pelos avaliadores.

Lembre-se também que é a partir desses critérios chamados competências que a correção de sua prova será realizada – portanto, se atente a todos eles com dedicação e foco!


01. Demonstrando o domínio da norma culta da língua portuguesa escrita.

Como você pode perceber, é preciso empregar corretamente as palavras, as normas gramaticais, expressões e tempos verbais – é imprescindível que você saiba diferenciar a língua falada da escrita para se sair bem nessa competência.


02. Interpretar de maneira correta a proposta da redação e fazer com que as diversas áreas nas quais os conceitos possam ser aplicados contem com o desenvolvimento do tema acerca das mesmas, bem como se encaixar nos limites de estrutura do texto, que se encontra no tipo dissertativo-argumentativo.

Ou seja, você tem que conseguir interpretar aquilo que está sendo pedido dentro da redação, como o tema principal, bem como ser capaz de utilizar seus demais conhecimentos e áreas de aplicação para desenvolver o assunto tratado.

Você tem que argumentar com base em fatos e dados que conheça previamente para que possa se encaixar, além de interpretar corretamente o assunto, no modelo de texto que é cobrado na hora de fazer a redação do Enem.

É preciso seguir a estrutura do texto, iniciando o seu argumento, introduzindo ao leitor o que irá discutir, fazendo a sua argumentação e concluindo com um final que seja adequado para que o texto seja coerente como um todo.


03. Conseguir argumentar de forma clara e concisa para relacionar os pontos abordados na Enem redação.

É preciso que o seu texto tenha a utilização correta das conjunções, que são aquelas palavras responsáveis por conectar as orações entre si de forma coerente e benéfica para o tema geral do texto.

É preciso também que você saiba escrever um texto que seja facilmente interpretado, servindo ao propósito estabelecido pelo tema que for designado na hora da prova.


04. Saber e demonstrar os mecanismos linguísticos que forem necessários para que a argumentação seja construída.

É preciso que suas frases e seus parágrafos sejam construídos de maneira fluida e eficiente, evitando que o entendimento do texto seja prejudicado. Sabendo quando terminar um parágrafo ou uma frase e iniciar outro, bem como o contexto onde cada um estará inserido.


05. Saber elaborar uma solução para o problema que for exibido no tema da redação do Enem.

A partir de sua redação, você deverá conseguir mostrar uma solução para o problema que for abordado no tema, bem como mostrar respeito aos valores humanos e considerar que a diversidade sociocultural é um fator determinante nas soluções propostas em sua redação do Enem.


Baseando-se nesses conhecimentos e nessas dicas, será possível obter uma construção de uma redação do ENEM 2019 que seja incrivelmente benéfica para a sua nota do Enem e para o seu futuro acadêmico também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *