Prova do Enem 2019 — Como funciona, O que Cai, Questões

O Exame Nacional do Ensino Médio, tem a sua prova do ENEM 2019 destinada a estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio, sendo uma forma de avaliar o desempenho dos alunos.

Essa é uma avaliação que vem sendo realizada desde 1998, e que inicialmente era aplicada com o objetivo único de analisar o desempenho dos alunos de escolas públicas. Atualmente esta prova ganhou uma nova função, sendo uma ferramenta de seleção de alunos para vagas em universidades públicas.

Se você é estudante e tem vontade de ingressar no ensino superior, então você não pode deixar de prestar a prova. A seguir vamos trazer todas as informações que você precisa para conhecer um pouco mais sobre as Provas ENEM e garantir a sua vaga.

Prova do Enem 2019

Sendo realizadas anualmente, as provas do ENEM 2019 além de medir o desempenho dos alunos tem proporcionado a muitos estudantes uma vaga em universidades federais.

Prova do ENEM 2019

Podem participar da prova do ENEM os alunos que estejam matriculados em escolas públicas e particulares pertencentes a todos os municípios brasileiros. Você pode optar por prestar o exame desde o primeiro ano do ensino médio, porém, a nota utilizada para concorrer a uma vaga na universidade será a nota obtida na última prova.

A Prova ENEM é realizada todos os anos no segundo semestre, sendo importante ficar atento ao prazo de inscrição e acompanhar as datas do processo. Você pode ainda utilizar a sua nota para se inscrever em programas de bolsas, os quais poderão proporcionar a você descontos ou mesmo o financiamento em universidades particulares.

O que cai na prova do ENEM?

As provas realizadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio contam com todo o conteúdo apresentado durante os três anos do ensino médio, explorando as principais matérias presentes na grade curricular de educação.

Assim, estas Provas ENEM 2019 são divididas de acordo com áreas de conhecimento, sendo explorados na prova conteúdos das seguintes áreas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências Naturais e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Além das áreas de conhecimento, é solicitada ainda uma redação, a qual deverá ser elaborada a partir do tema estabelecido na prova.

De modo geral, as disciplinas de cada área visam cobrar mais do que o conhecimento do conteúdo, mas também habilidades como interpretação de texto, capacidade de raciocínio lógico, dentre outras competências.

Como funciona a Prova do ENEM 2019

Prova do ENEM 2019Se você se inscreveu para realizar as Provas ENEM, é importante estar ciente de algumas mudanças que vem ocorrendo com relação a aplicação da prova.

Durante muitos anos  as avaliações eram realizadas sempre no final do segundo semestre do ano, acontecendo em dois dias consecutivos, sempre durante um único final de semana.

Para o ENEM 2019 a principal mudança diz respeito a data de realização da prova, a qual passará a ser aplicada em dois domingos consecutivos. Além das datas, o tempo de prova também sofrerá alteração, de modo que, no segundo domingo serão acrescentados 30 minutos a mais.

Assim, ao todo serão disponibilizadas um total de 5 horas no segundo domingo e 5 horas e meia no primeiro, tempo esse que deverá ser dedicado para a resolução das questões e a elaboração da redação.

Vale a pena ressaltar que, as provas são aplicadas em locais diversos distribuídos em cada município, contando com a supervisão de dois aplicadores em cada sala.


  • Tipos de Prova

Para quem nunca realizou as provas, é importante conhecer um pouco mais sobre os tipos de prova. Em cada dia você irá receber um caderno de questões, no qual estarão contidas todas as questões que deverão ser respondidas.

As questões da prova são todas de múltipla escolha, apresentando um total de 5 alternativas, sendo que apenas uma delas está correta.

Após marcar a alternativa correta, a mesma deverá ser repassada para o gabarito, visto que, a correção oficial será realizada através das respostas assinaladas no gabarito.

Os cadernos de prova são distribuídos contendo cores distintas, assim, todos os cadernos possuem as mesmas questões, as quais estarão distribuídas em uma ordem diferente de acordo com cada cor de caderno.

Local de prova do ENEM 2019

ENEM 2019

O primeiro passo para participar das Provas ENEM é realizar a sua inscrição, a qual deverá ser feita de maneira online através do portal do INEP.

Realizado o seu cadastro, é importante aguardar a confirmação da mesma e a divulgação dos locais de prova. Geralmente eles são divididos de acordo com as letras do alfabeto, e você pode consultar o seu local de prova acessando o site do INEP e informando o seu número de inscrição.


Se você já está cursando o ensino médio não perca essa oportunidade, inscreva-se o quanto antes para fazer a prova do ENEM 2019 e aumente as suas chances de conquistar uma vaga nas universidades do país.

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *