Local de Prova do Enem 2019 — Consultar, Cartão de Confirmação

Para que você consiga realizar o exame nacional do ensino médio é necessário conhecer o Local de Prova do Enem 2019. Você deverá comparecer lá na data e horário marcado.

O Local de Prova é obtido através do cartão de confirmação e não é enviado pelo correio como era feito antigamente. Hoje em dia esse cartão é visualizado por meio do acesso ao sistema do Enem. Sem os dados do endereço da escola onde irá realizar a prova você não saberá em qual instituição deverá comparecer e nem em qual sala irá ficar. A separação dos alunos é feita por ordem alfabética.

A quantidade de locais de prova em uma cidade vai depender da quantidade de alunos que estão inscritos nela. Quer saber mais sobre o Enem 2019. Então continue acompanhando.

Local de Prova do Enem 2019

No cartão de confirmação, que você poderá acessar pela internet, estará contendo todos os dados da prova que você precisa. As datas, os horários, o endereço da escola, a sala em que irá ficar e muitos mais.

A divulgação do Enem Local de Prova está programada para acontecer em outubro, mas ainda não foi definido o dia exato. Você deverá comparecer ao local com todos os requisitos solicitados no edital.

Local de Prova do Enem 2019

Itens eletrônicos como, relógio, celular e outros aparelhos de comunicação ficam vetados da prova. O ideal é que você evite levar esse tipo de equipamento para a prova, assim, não terá que envelopa-los e guarda-los.

Existem alguns itens que são necessários para realização da prova, como o documento de identificação e uma caneta esferográfica preta ou azul. É interessante levar mais de uma caneta para caso aconteça de alguma falhar.

Consultar Local de Prova do Enem 2019

Se você deseja consultar o Local de Prova do Enem, nós vamos te ensinar um passo a passo bem simples. Veja a seguir:

Local de Prova do Enem 2019


Passo 1 – Entre no site do Enem. Primeiramente você deve entrar no site do Enem (www.enem.inep.gov.br) e clicar na opção “acesse a página do participante”.


Passo 2 – Faça o login. Você será redirecionado para outra página onde colocará o CPF e a senha cadastrada na inscrição.


Passo 3 – Ao acessar você terá todas as informações que precisa sobre o ENEM, incluindo o cartão de confirmação da inscrição que indicará hora e local da prova.


Como podemos ver, a página do participante é onde podemos encontrar todas as etapas do Enem, como:

  • Inscrição;
  • Acompanhamento de inscrição;
  • Consulta do local da prova;
  • Consulta dos resultados.

Senha do Enem

Se você esqueceu sua senha, fique tranquilo, é possível recupera-la. Quando você entra na página do participante e não consegue entrar no sistema, pois esqueceu a senha, você poderá clicar na opção “esqueci minha senha”.

Local de Prova do Enem 2019

Essa opção se encontra logo abaixo da área de login. Veja os dados necessários para você recuperar a senha:

  • Informe o CPF;
  • Informe a data de nascimento;
  • Informe o nome da sua mãe (caso tenha cadastrado);
  • Escolha o estado de sua residência;
  • Digite a nova senha, que deve conter entre 6 e 8 caracteres;
  • Confirme a nova senha;
  • Escolha a figura correspondente;
  • Clique no botão “confirmar”
  • Pronto! Sua nova senha foi criada.

Cartão de Confirmação do Enem 2019

O cartão de confirmação é fundamental para que você possa realizar a prova do Enem. É através dele que você irá saber onde e quando deverá comparecer para realização das provas.

Neste cartão também irá conter o que você não poderá utilizar na prova e quais itens são indispensáveis para a realização da mesma. É importante que você olhe o cartão de confirmação do Enem assim que ele for divulgado, pois com isso você terá tempo suficiente para se preparar. Ele vai estar disponível a partir de outubro.

Local de Prova do Enem 2019

Quando antes você conhecer o local da sua prova, mas preparado você estará para chegar ao local a tempo. O fator que mais elimina candidatos na prova do Enem é chegar após o fechamento do portão.

Isso acontece muito, pois as pessoas não se preocupam em conhecer o local antes. E então chega no dia da prova e elas não conhecem o caminho correto ou não calculam o trânsito que pode pegar.

Caso você nunca tenha ido ao Local de Prova Enem faça uma visita alguns dias antes da prova. Assim, você terá uma noção do tempo gasto e não correrá tanto risco de atraso.

Lembrando que é sempre importante chegar com uma hora de antecedência para não ter perigo, principalmente se você morar em uma cidade com população grande. Imprevistos podem sempre acontecer. Por isso, devemos contar com eles no dia da prova.


Como mudar local de Prova Enem

ENEM 2019O local de prova é determinado conforme o endereço informado pelo estudante no momento da inscrição. O Inep seleciona a escola mais próxima da residência do estudante com o objetivo de facilitar a logística no dia do exame.

Mas, caso o participante precise mudar o endereço, a boa notícia é que é possível alterar os dados da inscrição do Enem na Página do Participante, porém é bom citar que algumas informações não podem ser mudadas depois que o prazo de inscrição é finalizado. Por isso, toda atenção na hora de preencher os dados deve ser redobrada.

É normal que muitos estudantes apresentem dúvidas sobre como alterar os dados da inscrição. Para mudar qualquer informação o estudante deve antes logar na Página do Participante, informar o CPF e a senha.

A seguir, você confere quais dados de inscrição no Enem podem ser alterados:

  • Documento de identidade (RG);
  • Sexo;
  • Cor ou raça;
  • Nacionalidade e naturalidade;
  • Endereço e contato;
  • Opção de Língua Estrangeira;
  • Cidade de realização da prova;
  • Solicitação de atendimento específico ou especializado;
  • Uso do nome social.

As informações de contato podem ser alteradas a qualquer tempo. Nessa tela, o estudante deve informar um telefone fixo, um número de celular e um endereço de e-mail. Será através desses dados que o Inep deve entrar em contato com o participante, caso seja necessário.  Já a mudança de endereço, só pode ser feita enquanto o período de inscrição estiver aberto.

Com o local de prova definido, é importante que você faça uma visita, alguns dias antes, à Instituição de realização do Exame. Fazendo isso, você vai conhecer o trajeto e evitar possíveis imprevistos no dia da prova.

Mais informações sobre como mudar o local da prova do Enem, podem ser obtidas pelo telefone 0800 616161.


Agora que você já sabe como consultar o Enem Local de Prova fica fácil se preparar para o dia do exame. Para saber mais sobre o assunto, leia também Gabarito Enem.

Caso você tenha alguma dúvida a respeito do Local de Prova do Enem 2019 deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa sorte!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *