Inscrições do Enem 2019 — Como se inscrever, Taxa e Isenção

No cronograma, as Inscrições do Enem 2019 estão previstas para acontecer entre os dias 7 e 23 de março. Por isso, é importante já ir se preparando para esse período para não perder o prazo. O edital da prova foi divulgado dia 21 de março. Lá é possível ver os dias que serão realizados as provas, os requisitos necessários, os conteúdos cobrados e muitas outras informações sobre o Enem.

O período de solicitação de isenção da taxa de inscrição ocorreu no período do mês de abril, então não poderá ser mais feito. Se você realizou o pedido, deve aguardar até a data de divulgação do resultado, que será no dia 5 de maio.

As inscrições Enem 2019 é bem simples de ser realizada. Você deverá preencher o formulário com todas as informações solicitadas e pagar a taxa de inscrição até o dia 24 de maio.

Inscrições do Enem 2019

Basicamente qualquer pessoa pode fazer o Enem 2019, desde que chegue antes do fechamento do portão. Esse é o fator que mais elimina candidatos da prova. São muitos casos de estudantes que chegaram atrasados e não puderam fazer a prova.

Pessoas com deficiência, grávidas, lactantes podem fazer a prova normalmente, mas devem informar essa condição no ato da inscrição. Assim, o ministério da educação pode preparar provas com atendimento especializado.

Inscrições do Enem 2019

Esse atendimento pode ser:

  • Auxílio para leitura;
  • Auxílio para transcrição;
  • Prova em braile;
  • Prova com letra ampliada;
  • Prova com letra super ampliada;
  • Leitura labial;
  • Tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras);
  • Mobiliário acessível;
  • Guia/intérprete para pessoa com surdo ou com cegueira;
  • Sala de fácil acesso.

Algumas pessoas hospitalizadas podem ser participantes do Enem, desde que estejam passando por um processo formal de escolarização dentro de um hospital devido a um tratamento de saúde.

Já aquelas pessoas que, por qualquer motivo, estejam dentro do hospital no dia da prova não poderão solicitar o atendimento de “participante em situação hospitalar”.

As pessoas que estejam cumprindo uma pena privativa de liberdade tem o direito de realizar a Inscrição Enem. Porém, eles terão um edital diferenciado, com datas, locais e regras diferentes.

Como se inscrever no Enem

O processo para se inscrever é muito simples e fácil. Veja o passo a passo a seguir e descubra como fazer a sua Inscrição Enem.

Inscrições do Enem 2019


Passo 1 – Acesse o site
Entre no site (www.enem.inep.gov.br) espere a pagina carregar completamente e clique em “realizar inscrição”.


Passo 2 – Informe os dados de acesso. Primeiramente você deverá informar o CPF e a data de nascimento para continuar.


Passo 3 – Você verá um formulário para ser respondido, contendo dados pessoais, de endereço e também de contato. Você terá que colocar um e-mail válido que não tenha sido cadastrado no Enem.


Passo 4 – Depois será necessário criar uma senha forte e que possa ser lembrada com facilidade, uma vez que você irá utiliza-la sempre na hora de acessar ao sistema.


Passo 5 – Outro formulário irá aparecer para você preencher com suas preferências em relação à prova, como a língua estrangeira que deseja fazer as questões de linguagens e em qual cidade quer realizar a prova.


Passo 6 –  Nessa etapa da Inscrição Enem você indicará se irá concluir o ensino médio esse ano ou se está realizando como treineiro.


Passo 7 – Esse formulário irá conter informações sobre a sua renda familiar, que será muito útil se você pretende tentar alguns dos programas de bolsas estudantis disponibilizados pelo governo ou até mesmo concorrer ao sistema de cotas.


Passo 8 – Finalize a inscrição. Se você possui isenção não será necessário pagar pela inscrição. Porém, se você não está isento, é necessário imprimir o boleto e paga-lo dentro do prazo.


Caso isso não ocorra, sua Inscrição Enem será cancelada. Você deve conferir seus dados cadastrais para se certificar de que tudo está correto. Os dados podem ser alterados até o último dia de inscrições do Enem.

Taxa de inscrição do Enem 2019

Inscrições do Enem 2019

A taxa de inscrição é o valor que todas as pessoas que não forem isentas devem pagar para realizar a prova. Ela serve para pagar os custos da realização da prova.

Este ano o valor da taxa de inscrições é de 82 reais e é emitido em forma de boleto. Você poderá pagar esse boleto em qualquer banco ou lotéricas.

A isenção da taxa de inscrição é dada para pessoas que comprovarem que possuem renda baixa. Para ser isento é necessário enviar a documentação pedida dentro do prazo estabelecido.

O resultado da isenção sai em alguns dias após do fim do prazo. Se você for isento não irá precisar pagar a inscrição.


Fique atento ao período de Inscrição Enem para não perder o prazo. E Boa prova!

Caso tenha alguma dúvida referente as inscrições do Enem 2019 deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *