Enem Inep 2019 — (www.enem.inep.gov.br) — Inscrição, Resultado

O instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais é uma autarquia ligada ao Ministério da educação que atua em avaliação, exames e indicadores da educação básica. Um deles é o Enem INEP 2019.

A missão do INEP é subsidiar a formação de políticas educacionais em diferentes níveis de governo, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país. Já o ENEM tem como objetivo avaliar o desempenho estudantil no fim da educação básica e também servir de prova de seleção para ingressar na graduação e em programas do ministério da educação.

O ENEM 2019 é muito importante para inúmeros jovens brasileiros, pois diz respeito ao futuro profissional deles. Quer saber mais sobre esse processo? Então continue acompanhando.

Enem Inep 2019

O Exame nacional do ensino médio (Enem) é uma prova realizada em todo Brasil que abrange várias disciplinas da educação básica, que começou com a intenção de avaliar o desempenho dos alunos.

Com o passar do tempo, o Enem tornou-se uma forma de ingresso em várias universidades do país, seja ela pública ou privada. Elas deixaram de fazer o seu próprio processo seletivo para utilizar a nota do Enem.

Enem Inep 2019

De acordo com a nota que você tirou nesse exame é feito um ranking de classificação para as universidades que você escolheu.

Para o processo seletivo em instituição privada, você deverá fazer inscrição diretamente no site da faculdade. Já para aqueles que querem concorrer para universidade pública, a inscrição é feita por meio do Sisu.

O Prouni e o Fies também são programas que utilizam a nota do Enem como ordem para disponibilizar bolsas estudantis. Por isso, o INEP Enem é feito por milhões de brasileiros todos os anos e está cada vez mais concorrido.

Edital Enem 2019

Chegando próximo a data de inscrição, o INEP disponibilizará o Edital do Exame, mas antes de começar a se inscrever é aconselhável uma leitura minuciosa do edital.

O Exame Nacional do Ensino Médio não limita ou restringe a participação de candidatos, sendo assim, qualquer pessoa pode realizar o exame, mas alguns artigos possuem regras específicas, tal como para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio.

Enem Inep 2019

Para isso, o candidato que poderá solicitar o certificado de conclusão terá que ter idade igual ou superior a 18 anos. Para a obtenção do certificado, o candidato precisará atingir uma média igual ou superior a 450 pontos em cada área de conhecimento aplicada e uma pontuação mínima de 500 pontos na redação.

Para realizar a inscrição no Enem 2019, o candidato terá que acessar o site oficial do INEP – Enem, tendo consigo CPF e identidade (RG) em mãos.

Prova do Enem

Enem Inep 2019

No Exame Nacional do Ensino Médio são cobrados conteúdos de 4 áreas de conhecimentos e uma redação.

No primeiro dia de prova, o exame terá a duração de 4 horas e 30 minutos, registradas a partir da autorização do aplicador da prova. E as áreas de conhecimentos aplicadas serão:

  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias.

Já no segundo dia de prova, o exame contará com um tempo de duração um pouco maior, devido a aplicação da redação que requer um pouco mais de reflexão no momento da prova. Então, a prova terá a duração de 5 horas e 30 minutos. As áreas de conhecimentos do segundo dia são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

Site Enem Inep

Se você deseja conhecer o portal do Enem INEP é muito simples. Existem duas formas de fazer isso. Uma é diretamente do navegador e a outra é pelo Google.

Confira abaixo como entrar no site por meio dessas duas opções. Acompanhe:

Enem Inep 2019


  • Através do Navegador

Enem Inep 2019

Para acessar o site do INEP Enem você deverá digitar em seu navegador (www.enem.inep.gov.br). Você será direcionado a página do portal onde terá acesso a várias informações importantes.

O cronograma, as recomendações para antes da prova, no dia da prova e após a prova, as dúvidas frequentes, esses são algumas das opções que você pode encontrar nesse site.


  • Através do Google

Enem Inep 2019

Se você não quiser digitar o link acima em seu navegador, é possível acessar o site através da pesquisa do Google. Basta digitar “ Inep Enem” no campo de pesquisa e pronto.

O site oficial do INEP Enem estará na primeira opção de busca. Você deverá clicar nela e já será direcionado para a página.


Inscrição do Enem 2019

Depois que você realizou sua inscrição é importante acompanha-la para saber se está tudo de acordo e se ela foi efetivada. Para acompanha-la é necessário acessar a página do participante.

Enem Inep 2019

Primeiramente você deve entrar no site do Enem INEP 2019 e clicar na opção “acesse a página do participante”. Você será redirecionado para outra página onde colocará o CPF e a senha cadastrada na inscrição.

Ao acessar você terá todas as informações que precisa sobre o ENEM, incluindo o cartão de confirmação da inscrição que indicará hora e local da prova.

Resultado Enem 2019

O resultado do Enem deste ano está programado para sair em Janeiro de 2019. Mas se você já quer ficar por dentro sobre como visualizar o resultado, nós vamos te mostrar como funciona.

O local de consulta do resultado é o mesmo de onde fazemos as inscrições. Você deverá entrar no portal do INEP Enem disponibilizado acima e clicar na opção “acesse a página do participante”.

Enem Inep 2019

Você será redirecionado para outra página onde colocará o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Ali você conseguirá ver a sua nota em cada uma das áreas de conhecimento e da redação.

Essa nota será muito útil para sua classificação no processo que você escolher. Seja pelo:

  • Sisu
  • Prouni
  • Fies.
  • Ou até mesmo o processo seletivo da universidade privada.

É a partir dela que será feita a classificação da maior para a menor nos programas que você participar.

Se você se inscreveu no INEP Enem como treineiro, a prova será realizada no mesmo dia e a consulta do resultado é feito da mesma forma. Porém, o resultado sai depois dos não-treineiros.

Isso porque o MEC dá prioridade para os alunos que precisam das notas para ingressar na faculdade.


O INEP Enem foi uma das melhores iniciativas do governo e hoje contribui para que milhares de jovens ingressem na faculdade. Se você quer saber mais sobre o assunto.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do ENEM INEP 2019 deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Enem Inep 2019 — (www.enem.inep.gov.br) — Inscrição, Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *