ENEM 2019 — Inscrição, Gabarito, Resultado → (INEP OFICIAL)

Em breve estará aberta a inscrição ENEM 2019, é esperado que milhares de estudantes do país estejam escritos para realizar o exame e assim conquistarem a tão sonhada vaga no ensino superior.

A participação no Enem é aberta a todos que quiserem realizar a prova, basta aguardar as datas estipuladas no edital do ano vigente.

Nesse artigo você poderá acompanhar agora as principais informações e dicas importantes que você precisa para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio. Confira Agora!

ENEM 2019

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, um exame criado pelo Governo Federal em 1998, para que fosse verificado o grau dos alunos do ensino médio no Brasil.

ENEM 2019

Com o passar dos anos o Exame começou a ser aceito em algumas instituições como porta de acesso ao nível superior, não precisando mas realizar o vestibular sendo assim aceito somente a nota do Enem para poder ingressar.

Hoje em dia o ENEM 2019 também serve para que os estudantes tenham acesso a outros programas do governo que podem levar a uma educação de mais qualidade e acesso ao ensino superior, como o Prouni e FIES, por exemplo.

Inscrição

As inscrições ENEM 2019 é promovida pelo INEP a partir da integração com o Ministério da Educação. Geralmente começam no mês de maio, e a prova é realizada em outubro ou novembro.

Para realizar a sua inscrição ENEM você vai precisar seguir alguns passos listados abaixo:

ENEM 2019

  • Acessar o site do Inep www.inep.gov.br;
  • Inserir seus dados pessoais;
  • Criar um login de acesso;
  • Preencher a tabela de Demanda de atendimento especializado ou não;
  • Preencher a lacuna com a sua escolha de língua estrangeira;
  • Emitir o GRU de pagamento ou requerer isenção do mesmo.

Depois disso, é só pagar a taxa da prova e aguardar o dia marcado.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição do ENEM varia de ano para ano, então é preciso esperar as informações da prova do ano em que você irá fazer o exame para saber qual é o valor da taxa, que para 2017 ficou em R$ 82,00.

Isenção da Taxa de Inscrição

Todos os alunos matriculados em escola pública no ensino médio têm direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição automática no ano do término do ensino médio,

Podem solicitar também a isenção os seguintes casos abaixo:


01. As famílias inscritas no CadÚnico também podem requerer isenção da taxa;


02. As pessoas com renda inferior a um salário mínimo que tiverem feito ensino médio em escola pública ou privada com bolsa integral também podem fazer o requerimento de isenção.


Para que se dê a isenção será preciso que se solicite uma Declaração de Carência Socioeconômica no momento da inscrição do exame.

Gabarito

ENEM 2019Após a realização da prova, a instituição estipula um tempo  minimo para que os candidatos tenham direito de levar o caderno de questões para que possam assim fazer a comparação com o gabarito do exame que será disponibilizados para todos os candidatos e assim terem um pouco de noção como foram na prova.

O gabarito ENEM 2019 é divulgado um tempo depois da prova pelo site do Inep (www.inep.gov.br). Através dele é possível corrigir a sua prova, caso tenha em mãos o seu caderno de respostas, e ter uma ideia do seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio.

Resultado

ENEM 2019

Para conferir o resultado ENEM 2019 é necessário ter em mãos o seu CPF e senha de login cadastrada no momento da inscrição. O resultado pode ser conferido igualmente pelo portal do Inep, na Página do Participante (www.inep.gov.br) nas datas determinadas.

O resultado do ENEM sai em janeiro, e logo após os resultados, você já poderá se inscrever em alguns programas do Governo Federal, como o Sisu, que poderá ser a sua forma de ingresso ao ensino superior.


Sabemos que o Exame Nacional é bastante concorrido e muitos jovens esperam ansiosos a chegada desse momento, pois é importante começar a se preparar o quanto antes para que possa ter um bom rendimento na prova.

Através dessas dicas informações disponíveis no artigo você já está ciente de como funciona todo processo do exame. Se restou alguma dúvida pendente em relação ao ENEM 2019 você poderá entrar em contato conosco através dos comentários e assim que possível iremos te dá um retorno. Boa Sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *