ENEM 2019 COMO ESTUDAR – DICAS DE ESTUDO, REDAÇÃO

Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) e ficar na esperança de tirar notas boas e ingressar em uma instituição de ensino superior causa uma grande expectativa em todos os estudantes do país.

O ano mal começou e os estudantes já começam a se preparar com toda força para o Enem 2019. E para ajudá-los a sair na frente da concorrência, elaboramos este artigo de como estudar para o Enem 2019 com dicas, assuntos e matérias mais cobrados em cada área de conhecimento.

Dicas de como estudar para o Enem 2019

Abrir os livros e começar a estudar é muito importante, mas ter clareza do caminho que você deve tomar para começar a estudar é tão importante quanto. A estratégia e o planejamento certo podem te deixar a frente da concorrência.

Como estudar para o Enem 2019

A seguir, você verá um breve esquema para auxiliar na sua aprovação no Enem 2019:

  • Encontre lugares calmos, confortáveis e claros para estudar (nada de televisores ligados, pois podem atrapalhar sua concentração);
  • Comece seus estudos com uma simples leitura dos assuntos;
  • Após ter feito a primeira leitura, inicie um estudo mais aprofundado do conteúdo e comece a produção de resumos;
  • Revise seus resumos e adicione mais informações caso seja necessário;
  • Ao terminar todo conteúdo programático do edital, resolva o máximo de exercícios e simulados que puder (principalmente da banca escolhida).

Uma super dica é estudar os assuntos mais interessantes para você, quando estiver muito cansado. Nunca estude, nessas condições, uma matéria entediante ou que você julgue mais difícil, pois não vai adiantar muito.

Além de livros, apostilas e vídeo aulas, é sempre bom manter hábitos saudáveis. Para controlar a ansiedade antes da prova, muitos profissionais indicam como ajuda fazer atividades físicas, dormir no mínimo 8 horas por dia, focar a atenção em outras atividades e ter pensamentos mais otimistas, não deixando a emoção tomar conta.

Abaixo, você confere as matérias que caem no Enem 2019.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

  • Língua Portuguesa;
  • Literatura;
  • Língua Estrangeira;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação.

Matemática e suas Tecnologias

  • Matemática.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Química;
  • Física;
  • Biologia.

Além das matérias listadas acima, o candidato tem que fazer uma redação de no máximo 30 linhas sobre um tema que só é revelado no dia. Saiba mais sobre a redação Enem 2019 no próximo tópico.

Redação Enem 2019

Enem 2019O gênero textual escolhido pela maioria dos concursos e vestibulares e, claro, o Enem, é a dissertação-argumentativa. Para construir este gênero o estudante precisa ter uma tese inicial e defender pontos de vista ao longo do texto. Veja a seguir algumas dicas para te ajudar a produzir uma boa dissertação-argumentativa.

Logo abaixo, listamos 4 passo para começar uma redação.


  • Passo 1: Leia o texto motivacional e destaque os pontos principais sobre o tema;

  • Passo 2: Tempestade de ideias – Tire de 5 a 10 minutos para escrever tudo que vier em sua mente. (Faça uma lista com palavras e frases que lembrem o tema);

  • Passo 3: Começar o plano de redação. Retirar da lista que foi criada ideias que serão usadas no texto;

  • Passo 4: Com ideias definidas, comece seu rascunho. Com o rascunho, você tem uma pré visualização da redação definitiva e ajuda em corrigir erros de estrutura e até mesmo ficar mais atento a rasuras.


Uma questão muito importante na hora de produzir sua redação Enem 2019 é a estética. O candidato precisa ficar muito atento à estética da redação, ou seja, deve sempre respeitar as margens do papel, ter cuidado com rasuras e manter um tamanho de letra constante do início ao fim do texto. Cuidar desses detalhes pode te manter a frente da concorrência.

Para te ajudar ainda mais, traremos agora esquema de como deve ser feita a estrutura da redação. Fique atento às dicas e se possível anote, pois esta orientação somada aos seus estudos e dedicação pode te levar a tão sonhada nota 1.000 (mil). Confira!

Introdução


  • Devemos levar em consideração o tema da redação. A introdução deve apresentar ao leitor sobre o que você vai tratar ao longo do texto. Na introdução, já precisa ser apresentada a “tese” (ideia central).

Desenvolvimento

  • A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o propósito alterado. Para a construção de um bom desenvolvimento faz-se necessário o conhecimento sobre a questão proposta, fundamentação para que seja realizado com sucesso.

Conclusão

  • Nesta parte do texto você precisa mostrar para o leitor que o texto está terminando. Para isso, você deve usar um conectivo de caráter conclusivo. O segundo aspecto a ser visto é esclarecer de uma vez por todas o seu ponto de vista, ratificando a sua tese. A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto e, claro, apresentar proposta de intervenção para o problema.

Agora que você já sabe tudo sobre como estudar para o Enem 2019, é chegada a hora de se preparar com muito estudo, força e dedicação. Fique sempre atento ao período de Inscrição Enem para não perder o prazo.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, deixe a sua mensagem agora mesmo para que possamos esclarecê-la o mais breve possível. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

ENEM 2019 COMO ESTUDAR – DICAS DE ESTUDO, REDAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *